Artigos de Jornal
Vale Tudo e os paladares
Para a maioria dos leitores o título deste artigo é um nonsense, mas ele está ligado a uma revolução socioeconômica num país caribenho. A novela Vale Tudo, de 1988, é de uma segunda geração de novelas brasileiras. As primeiras se inspiravam no Derecho de nacer do cubano Félix Caignet que teve várias versões e variantes no Brasil com o bordão: Se você gosta dessa novela, recomende a suas amigas os produtos Cashmere Bouquet! Nas versões tardias, o encontro edificante de Albertinho Limonta com a família que o rejeitou foi substituído pelas surpresas dos testes de DNA.
A segunda geração de novelas, de que faz parte Vale Tudo, é de um tema muito caro aos brasileiros, a Lei de Gerson, personificada por Maria de Fátima filha que vende a casa da mãe, às escondidas, para se promover e por Odete Roitman, a megera não domada. Para sobreviver, Raquel, mãe de Maria de Fátima, passa a vender cachorro-quente na praia de Copacabana e consegue iniciar uma rede de restaurantes no quarto-e-sala de aluguel. No atual remake, a filha poderia ter torrado a casa da mãe na Bet Nacional.
Stop. Em 1991, Cuba enfrentava a sua pior crise, com a queda da URSS, e para refrigério dos cubanos foi lançada a novela brasileira Vale Tudo que teve um grande sucesso a ponto de Fidel ter que mudar as audiências com os ministros. A única saída era o turismo, mas Cuba não tinha infraestrutura turística e muitas famílias seguiram o exemplo de Raquel criando bares ou comedores na sala de suas casas.
Os “paladares”, servindo comida caseira muito melhor que os bandejões dos Castros, viraram uma coqueluche. Mas não eram legais, embora tolerados como os bed and breakfast e as boates/bordéis porque incentivavam o turismo. Se alguém denunciasse o estabelecimento era fechado, a família multada ou presa. Em missão da UNESCO em 1992 fui a alguns paladares com autoridades cubanas. Num deles perguntei à dona se não tinha medo de ser denunciada? Ela me respondeu que não, pois empregava todas as vizinhas.
Em 1993, Fidel legalizou os paladares, mas com limite de três mesas. A grande mudança ocorreu em 2011, quando seu irmão, Raul, aprovou a reforma econômica do regime. Muitos paladares passam a ocupar toda a casa e até ampliá-las. Hoje, todos eles têm site e estão no TripAdvisor e Booking. Nesses paladares, que servem cozinha crioula e internacional, já comeram o rei Filipe e a rainha Letizia da Espanha, Jimmy Carter, Barack Obama e Madona. O Doña Eutimia é classificado pela Newsweek como um dos 100 melhores restaurantes do mundo.
Sem ter a intenção, a novela de Gilberto Braga e Aguinaldo Silva ajudou a fazer a reforma socioeconômica de Cuba. Em “Paladares, yumas e jineteras” do livro Navegação Errante (Mondrongo) relato os contrastes de Cuba em 1990. Com Trump, visitar Cuba significa não poder mais entrar nos EUA.